segunda-feira, 4 de maio de 2009

Origem da Raça

O Australian Cattle Dog é uma raça relativamente recente. Os principais registros foram feitos por Robert Kaleski que se apaixonou pela raça ainda na adolescência e dedicou sua vida ao estudo e desenvolvimento da raça. Apesar disso, há grande controvérsia sobre quais as raças que teriam contribuído para a formação definitiva do Australian Cattle Dog - ACD. Essa dificuldade se explica pelo grande número de tentativas e combinações que foram feitas até se chegar ao resultado final.

Originária da Austrália, acredita-se que se desenvolvimento aconteceu a partir da colonização inglesa na região. Durante a migração, os ingleses levaram seus cães de trabalho para a Austrália e tentaram aproveitar as raças que possuíam grande habilidade no
pastoreio nas ilhas britânicas num ambiente totalmente diferente que é o deserto australiano. Estes primeiros cães eram conhecidos como Smithfields, nome do mercado central de carnes em Londres. Genericamente, estes cães eram descritos como sendo cães pesados, pretos, com orelhas caídas e pelagem longa. Apesar de serem excelentes pastores em sua terra natal, não conseguiam a mesma

performance no novo ambiente, especialmente porque a pelagem densa e longa aliada ao calor australiano dificultava sua atuação no trabalho com o gado.
Diante da dificuldade de adaptação destes cães, os fazendeiros locais iniciaram os acasalamentos entre estes cães ingleses com os cães nativos da Austrália, conhecidos como Dingos. O resultado não foi o esperado, uma vez que, apesar dos cães obtidos serem realmente silenciosos como esperado, eram pouco confiáveis porque com freqüência mostravam-se muito mordedores, o que atrapalhava o trabalho com o gado. A tentativa seguinte foi o do acasalamento dos Dingos com os collies. Mais uma vez o resultado não agradava completamente porque desta vez, a grande maioria dos cães latia em excesso, o que também prejudicava a condução dos rebanhos.


Finalmente, em 1840, Mr. Thomas Hall of Muswelbrook, importou um casal de Blue Smooth Highland Collies, cães muito parecidos com os border collies ou bearded collies atuais. Estes cães descritos como cães de coloração blue merle e foram acasalados com os Dingos nativos. A partir destes acasalamentos, obteve cães merle ou vermelhos, que ficaram conhecidos como "Hall's Heelers". Estes cães, que possuíam grande habilidade em conduzir o gado em silêncio e deitavam-se no chão a fim de evitar que o gado saísse da trilha desejada. O trabalho deste pioneiro foi reproduzido até sua morte, em 1870. O trabalho de Mr. Tomas Hall e seu cães, que passaram a ser conhecidos como "Blue Heelers" ou "Queensland Heelers", deu frutos para o desenvolvimento da raça e incluindo alguns acasalamentos com Bull Terrier, visando aumentar a tenacidade dos cães e até mesmo Dálmatas, chegamos ao ano de 1902, quando Robert
Kaleski, escreveu o primeiro padrão da raça, baseando-se para isso no tipo físico dos dingos australianos, que acreditava serem os mais bem adaptados ao trabalho na região.

A raça só foi reconhecida pelo American Kennel Club no grupo ´Miscelaneous´ no final da década de 60 e graças aos esforços dos criadores, em 1980 a raça foi finalmente reconhecida plenamente. No Brasil, a raça só começou a ser conhecida bem mais recentemente e ainda há poucos registros e criadores oficiais.

5 comentários:

  1. olá, somos do interior de são paulo, temos um canil , venda, hospedagem e adestramento, gostei muito do seu blog, já estou te seguindo, se vc quizer seguir o meu é:http://amigodocaoamigo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oá meu nome e Rhainer , Moro em Tatui , e tenho doois caes , um e da Raça Fila , e o outro e um Blue Heller .
    Meu irmao ganho ele quando ele tiinha 3 meses ,no começo ele parecia um porco , mais e muuito meu amg, eu tenho 12 anos e ele e muito obediente , eu moro bem longe da cidade , aki as ruas sao de terras , e tem muito gado , quando eu saaio andar de bicicleta e pula o portaozinho de casa e vai atras de mim , eu voo tocando os gados da ruua e ele vaii levando o gado junto comigo .
    Eu amo Muito o Meu Billy , nunca vou me largar dele .

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Meu red Heeler esta com 03 meses...e ainda não esta com a orelhinha ereta...será que tem possibilidade dele ficar com a orelha em pé? ou eu comprei gato por lebre?!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Tb tenho a mesma dúvida rsrsrs
      O meu é puro tem 3 meses e não levantou a orelha ainda

      Excluir
  4. sou antonio de padua da cidade de bocaina de minas...gosto de históriar sobre cães pastores tenho um boder colly, agora filhote de red heeler...sou fã do mundo contry!!!!

    ResponderExcluir